A NOSSA ENERGIA VEM DO SOL!

10 de novembro de 2020

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é simbolo-solar-300x300.png

Existe uma crise energética mundial e ela vem se agravando nos últimos anos. A ampliação de alternativas de recursos energéticos é um dos principais desafios enfrentados hoje em todo o mundo. Com o progressivo esgotamento dos recursos naturais – causado pela ação humana irresponsável e inconsequente – as nações vêm sendo pressionadas a investir em pesquisas de novas fontes de energia e no planejamento para realizar mudanças nas suas matrizes energéticas.

Atualmente, os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) ainda representam cerca de 80% da matriz energética mundial. Em países como a China, os EUA e a Alemanha essa é a matriz energética majoritária, mas são permanentes também os investimentos em pesquisa e captação de energia limpa e renovável, principalmente a partir do sol e do vento.

Diferentemente do resto do mundo, no Brasil, onde ainda há abundância de fontes variadas de energia, a matriz energética atual é bem equilibrada, com predominância do uso de energias renováveis, geradas principalmente por fontes hidrelétricas (água) e termelétricas (óleo e gás). Usamos mais fontes renováveis do que o resto do mundo.

Fonte: https://www.gentedeopiniao.com.br/viviane-paes/energia-eletrica-mundial-uns-choram-o-brasil-deveria-comemorar-por-viviane-paes

A energia hidrelétrica é, atualmente, a principal fonte de geração de energia da matriz energética brasileira (mais de 60% do total da energia consumida). Embora seja gerada por uma fonte limpa – nossos abundantes recursos hídricos –, as usinas hidrelétricas  prejudicam o meio ambiente por causarem desmatamentos, inundações e destruição da flora, da fauna e de hábitats específicos, provocar alterações climáticas, entre outros danos.

Por muito tempo, as grandes e pequenas usinas hidrelétricas ainda responderão como fonte principal de energia para o povo brasileiro, mas o conjunto de crises geradas pela destruição crescente da natureza – especialmente no Brasil de 2020 – vem conduzindo para uma mudança significativa da nossa matriz energética. O governo brasileiro vem trabalhando com o desenvolvimento de tecnologias e com a ampliação do investimento em outras fontes sustentáveis e renováveis de energia, especialmente a eólica e a solar.


ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

Considera-se energia limpa toda a eletricidade gerada por fontes renováveis e sem a emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente.

Diante das crises energética e hídrica enfrentadas em todo o planeta, as atenções e as pesquisas se voltam para o desenvolvimento e a implantação de energias limpas geradas por fontes renováveis. As fontes de energia limpa estão diretamente ligadas à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável: quase não geram gases poluentes, não geram resíduos sólidos e são abundantes na natureza. Além do mais, a sua produção é comparativamente mais barata, o que poderá refletir positivamente na economia do País e, principalmente, na redução das contas de luz dos brasileiros, que hoje consomem a sexta energia mais cara do mundo!


As principais fontes de energia limpa são:

– Energia eólica – gerada a partir da força do vento;

– Energia solar – gerada a partir dos raios solares;

– Maremotriz  – gerada através da energia contida nas marés dos mares e oceanos;

– Biocombustíveis – biogás (produzido a partir da biomassa), etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

(Fonte: https://www.portalsolar.com.br/tipos-de-painel-solar-fotovoltaico.html)

Entre elas, a energia solar se destaca: é uma fonte 100% natural, ecológica, gratuita, abundante, inesgotável e não agride o meio ambiente.

Por ser um país tropical e de dimensões continentais, o Brasil tem o potencial de aproveitar a energia solar em todo o seu território e durante o ano inteiro. Considerando que o sol, além de ser a fonte direta e gratuita para gerar energia térmica e fotovoltaica, também está presente na origem da energia eólica (pois provoca as diferenças de pressão na atmosfera dando origem ao vento) e na energia maremotriz, o Brasil tem realmente todas as condições naturais para se tornar uma potência geradora de energia limpa e renovável.

O aproveitamento da energia solar poderá ser, em longo prazo, a melhor solução para os grandes problemas energéticos contemporâneos.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img-20200117-wa0014-300x170.jpg

A IMPLANTAÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA VINA

A VINA, desde a sua origem, tem atuado como uma empresa que leva a sério a sua responsabilidade socioambiental. Por trabalhar diretamente com a gestão de resíduos sólidos, a empresa conhece de perto os problemas e os desafios ambientais atuais. Por isso, escolheu investir em um projeto original de construção para sua sede: NOVA SEDE: Projeto Multidisciplinar de  Corresponsabilidade Socioambiental, inaugurada em 2014. Por coerência com o princípio de corresponsabilidade, esse projeto incluía utilizar ao máximo tecnologias limpas e inteligentes e a utilização de energia solar sempre esteve prevista para a sede da Vina, mas questões técnicas e orçamentárias fizeram com que a empresa adiasse a sua instalação.

Em 2020, após um trabalho detalhado de pesquisa e avaliação das vantagens e desvantagens das atuais ofertas de energias limpas e renováveis do mercado, a Vina finalmente decidiu pela implantação da energia fotovoltaica em sua sede.

O processo que norteou a implantação da energia fotovoltaica, iniciado em 2016, considerou que a escolha deveria apresentar um custo-benefício real, que atendesse aos princípios socioambientais da Vina e que pudesse ser instalada de maneira simples e segura. Do ponto de vista financeiro, a empresa desejava livrar-se dos reajustes abusivos, impostos pela exploração da energia elétrica convencional, e esperava, também, obter em curto prazo um retorno financeiro ao investimento inicial significativo, que a implantação de energias limpas exige.

Segundo Lincoln Andrade, Gerente Administrativo da Vina e coordenador do processo de implantação: “A Energia Fotovoltaica atendia a todos esses preceitos e trazia valores agregados, tanto para a empresa como para o meio ambiente e a sociedade”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aerea-video_1-300x168.jpg

 Energia solar: uma escolha inteligente e comprometida com a proteção ambiental.


COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Basicamente, para o processo de conversão da energia solar (chamado efeito fotovoltaico) são utilizadas células fotovoltaicas (placas feitas de silício ou de outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento e provocam a geração de eletricidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é video-1-1-300x167.jpg
Clique na imagem acima para saber como funciona a energia fotovoltaica.

O Projeto de energia fotovoltaica da VINA é composto por 130 módulos fotovoltaicos, um inversor Fronius (de 27KW) e um Autotransformador, gerando 35,75 kWp (kilo-watt-pico), que foram instalados num galpão de 10 metros de altura. O tempo gasto na sua instalação foi de 12 dias. Todo o processo de implantação transcorreu sem imprevistos e de forma segura, assim como a equipe da VINA desejava. A empresa contratada, Qualieng Qualidade e Engenharia Ltda, demonstrou conhecimento técnico e profissionalismo, garantindo, inclusive na regularização de todo o projeto técnico e executivo junto à CEMIG, a segurança e o sucesso da implantação do sistema fotovoltaico na VINA.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img-20200117-wa0012_b-215x300.jpg

Desde janeiro de 2020, a energia fotovoltaica vem atendendo plenamente à demanda de energia da empresa. Além da queda significativa do padrão de consumo e, consequentemente, do valor mensal da sua conta de energia – em torno de 500%! –, o uso dessa energia limpa e renovável pela VINA vem consolidar mais uma etapa positiva do seu projeto socioambiental.

Considerando que temos energia solar disponível de forma abundante e gratuita, por que seu aproveitamento ainda é tão limitado no Brasil?

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens das energias renováveis.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aerea-video_2-300x196.jpg

Para Renato Malta, Diretor da VINA, o sucesso da implantação desse sistema fotovoltaico na empresa reforça a importância da energia solar como recurso potente, capaz de garantir para o Brasil um futuro autossustentável baseado em energias limpas e renováveis. Ele ressalta que as vantagens são muitas para quem tem visão ambiental e escolhe investir em geração de energias limpas. Além da isenção de impostos e de linhas de crédito especiais para esse tipo de investimento, o alto custo inicial se paga em até cinco anos. Depois disso, o custo da energia é zero. Mas o aspecto econômico é apenas uma das vantagens de se optar pela energia solar. No caso da Vina, segundo Renato Malta, é uma questão de convicção e coerência: “Nosso projeto de empresa-parque sempre foi pautado pelo compromisso socioambiental. Nossa preocupação é com a qualidade de vida da nossa equipe e da comunidade em geral. A VINA sempre se preocupou em divulgar o retorno positivo das suas ações sociais e ambientais para nossos parceiros e para outras empresas da região em que estamos instalados. Com a energia fotovoltaica não vai ser diferente. Queremos promover uma consciência coletiva”.

Confira porque o futuro é brilhante para a energia solar.

Clique aqui


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é final-300x168.jpeg

A maneira como iluminamos o mundo vai mudar. Aliás, já está mudando!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sol-300x168.png

Luz do sol Que a folha traga e traduz Em verde novo Em folha, em graça, em vida, em força, em luz.

(Caetano Veloso)


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Design gráfico: Lika Prates

Texto e revisão: Élida Murta

Consultoria técnica: Lincoln Andrade (Vina)

Fotos: Banco de imagens Vina