PAN-DE-MIRA: ARTE É ESSENCIAL

4 de setembro de 2020

Pode parecer, à primeira vista, que essa pandemia não traga nada de bom, além da dor e do luto coletivo que estamos vivenciando há tantos meses. Mas uma situação tão difícil como esta pode, acreditem, também promover momentos de contemplação e de beleza, que só a arte pode provocar e oferecer para as pessoas. A arte cura! Não cura diretamente a Covid-19, mas pode aliviar, amenizar, trazer serenidade, alegria, relaxamento, pode salvar a nossa alma sensível, pode provocar emoções boas em todos nós, que estamos vivenciando uma realidade desafiadora e inédita na história recente da humanidade. E os palcos e cenários para a arte também mudaram: são janelas, físicas e virtuais, que oferecem a expressão da arte de mil maneiras diferentes, vindas de todas as partes do nosso planeta.

Quem trabalha na Vina ou é parceiro das ações do seu Departamento Socioambiental já conhece a campanha Desembrulhe com Carinho. Essa campanha promove, há quase 10 anos!, uma ação ação que provoca nossa reflexão sobre o consumismo durante as festas de fim de ano. Inicialmente realizada com o público interno da empresa, essa campanha se transformou em uma rede. A princípio, entre amigos e familiares, a chamada era para que todos fizessem, guiados pela boa ideia do reaproveitamento, a separação cuidadosa das embalagens dos presentes trocados durante o Natal. Muita gente “comprou a ideia” da campanha e, em 2019, a partir de uma divulgação mais ampla pelas redes de amigos e parceiros, entre eles a loja de brinquedos Traquitana, ela cresceu. Após o Natal, a equipe do Departamento Socioambiental recebeu e recolheu uma quantidade  significativa de sacolas, embalagens, caixas, papéis e fitas, que foram separadas, com cuidado e carinho, por essa rede crescente de pessoas, que entenderam o sentido da campanha e participaram, ajudaram a divulgar e que vão gostar de acompanhar o destino dado pela empresa a todo esse material coletado. A campanha Desembrulhe com Carinho é um sucesso e tem gerado resultados surpreendentes nos seus desdobramentos.

Cristina Araújo é uma artista plástica e designer que trabalha com os mais diversos materiais preciosos, mas tem se destacado com a criação de objetos a partir do reaproveitamento e da transformação de vários tipos de resíduos, sejam eles industriais ou cotidianos. Parceira da Vina há muitos anos, Cris Araújo, como é mais conhecida, já utilizou e reaproveitou muitas vezes, com seu talento, o material coletado na Campanha Desembrulhe com Carinho. Para a Vina, ela já criou variados objetos de arte, como flores, painéis decorativos e adereços para festas e eventos internos e externos. Desenvolveu também uma linha pessoal de peças e bijouterias originais com parte do material doado pela campanha.

Veja outras peças aqui

2020 mal havia começado e, antes que se pensasse no que fazer com tantos papéis de presente e sacolas, veio a pandemia do novo Corona vírus e tudo mudou! Mudou na vida da gente, no cotidiano das famílias e no trabalho. Na Vina, assim como no mundo inteiro, o cotidiano da empresa sofreu alterações e adaptações a uma nova realidade imposta pela pandemia. Com todos os cuidados necessários, quem pôde continuar trabalhando – já que a empresa atua também na limpeza urbana, que é considerado um serviço essencial –, continuou! Quem podia trabalhar em casa, também fez isso. E o Departamento Socioambiental da Vina também se reorganizou e não parou de trabalhar! Desde março, quando o isolamento social tornou-se uma exigência de cuidado recíproco, o Departamento vem apoiando ações coletivas de solidariedade, vem promovendo adaptações emergenciais no cotidiano e nos espaços físicos da empresa e também vem realizando campanhas internas permanentes de conscientização.


Não satisfeita com as iniciativas já realizadas pela empresa, e sempre preocupada em sensibilizar a sua equipe, a Coordenadora do Departamento Socioambiental, Cláudia Pires Lessa, decidiu fazer uma provocação apresentando um novo desafio para a artista Cris Araújo: como reaproveitar todo o material coletado pela campanha Desembrulhe com Carinho 2019 para criar alguma obra original que pudesse sensibilizar ainda mais a equipe da Vina em relação à questão urgente e fundamental desta pandemia: “Toda vida importa”?

Provocação feita, desafio aceito!

Cris Araújo foi buscar no material coletado, que estava reservado na sede da Vina, a inspiração para uma empreitada tão especial. O olhar de uma artista tem sutilezas que não são, muitas vezes, alcançadas pela maioria de nós. Pois ela olhou para aquele monte de sacolas coloridas, de papéis de presente tão diversos, de caixas de todos os formatos e tamanhos, para aquelas fitas e… começou a refletir e a se fazer perguntas! Boas perguntas.

Todas aquelas sacolas representavam o consumismo desenfreado da época do Natal, mas, ao mesmo tempo, significavam o carinho que existe quando uma pessoa dá ou recebe um presente. Que laços se formam nessa troca? O afeto está ligado ao consumo? O que mais pode caber em uma sacola? Qual será a função das embalagens no “novo normal” depois da fase aguda desta pandemia? Como provocar uma reflexão sobre a pandemia usando papéis coloridos? E mais uma infinidade de perguntas.

No princípio eram 300 sacolas e um monte de papéis de presente!

A artista selecionou todo o material que achou interessante e necessário e o levou para sua casa-ateliê. Lá, ela foi desenvolvendo o seu processo criativo em etapas de seleção e agrupamento: harmonia de cores, afinidade de temas, padrões de estampas, entre outras classificações. As sacolas começaram a formar uma base interessante para a criação de painéis e, aí, ela já estava decidida sobre qual seria a sua proposta para aquele desafio: criar uma instalação de painéis que provocasse o olhar atento da equipe da Vina e gerasse reflexões tão variadas quanto o material que seria transformado. Colagem, dobraduras, recortes, bordados, várias técnicas cabiam ali para trabalhar cada painel. Máscaras delicadas, feitas com papel de seda, também foram surgindo durante o processo. Adesivos e recortes de materiais impressos ligados a outros eventos da empresa também foram incorporados e reaproveitados na composição das mensagens em alguns painéis. Uma exposição muito original estava se concretizando.


PAN-DE-MIRA

Jogando com o nome da pandemia e com o sentido transformador da arte, que sempre provoca um novo olhar sobre a realidade, a instalação de Cris Araújo foi batizada de PAN-DE-MIRA!

PAN-DE-MIRA foi criada e produzida em 28 dias. A instalação é formada por 13 composições de painéis que foram montados a partir do reaproveitamento de embalagens e papéis de presentes recolhidos, após o Natal de 2019, pela ação da campanha Desembrulhe com Carinho. Sua montagem inaugural foi realizada na sede da Vina – em espaços distintos, mas de grande circulação da sua equipe – no dia 5 de agosto. Para a montagem, Cris Araújo contou com o suporte de Sônia Rocha, produtora do Departamento Socioambiental, e de José Camilo da Silva que, além da sua função de jardineiro na Vina, tem muitas habilidades e confeccionou, na empresa, os ganchos de metal para a instalação dos painéis.

Novos cenários no “novo normal”

Nem todo mundo está habituado a sair do refeitório de uma empresa que trabalha com resíduos sólidos e se deparar com uma exposição de arte, colorida e original. Pois foi esse cenário que a equipe da Vina encontrou, no princípio de agosto, no corredor principal da sede da Vina. A presença da instalação naquele corredor e em outros espaços da empresa provocou reações variadas e “leituras” mais variadas ainda diante daquelas obras. Ver a exposição, para algumas pessoas, “faz sumir a crise, tira a pessoa daquele sentimento da pandemia”. Criatividade, originalidade, beleza, curiosidade foram expressões repetidas sobre a instalação e sobre a admiração que todos têm pela artista e por seu trabalho com a Vina. Mas o que mais chama a atenção, o que parece criar uma identidade imediata, são as máscaras presentes em todos os painéis. Máscaras delicadas, feitas cuidadosamente em papel de seda, que estão ali como uma lembrança permanente de que temos de nos proteger, de que é tempo de ter cuidado com cada um e com todos. Os detalhes serão percebidos aos poucos. Com um olhar mais demorado, a cada dia, pequenas descobertas vão surgindo: a marca da reutilização em todos os painéis, o bordado na alça (“Vidas importam”), a máscara estampada de “oncinha”, as mensagens nas frases recortadas (“Necessário, somente o necessário…”), o carinho do presente oferecido que aparece também no cuidado da artista em cada detalhe dos painéis. A percepção do novo leva a reflexões e a novos questionamentos: será que esse “novo normal” vai acontecer mesmo?

Cada sacola traz um carinho, cada laço, um amor, e cada papel de seda, um afago.

Sônia Rocha, produtora do Departamento Socioambiental, esteve envolvida do princípio ao fim na concretização desse projeto – pois é ela quem faz a coleta do material doado na campanha Desembrulhe com Carinho e que deu suporte para o trabalho de Cris Araújo durante todo o processo, desde a seleção do material até a montagem final da instalação na Vina. Ela ficou encantada com o resultado e afirmou:

A mensagem do cuidado e o carinho estão presentes em cada painel. É gratificante acompanhar todo esse processo de criação e perceber que, tanto para o público interno quanto para o externo, ações como essa refletem uma conscientização para o reaproveitamento e confirmam a força da arte para mudar atitudes e transformar para melhor a nossa realidade. É devagar, mas é sempre positivo. E a instalação ficou linda”!

Sobre o resultado da sua provocação, Cláudia Pires Lessa avalia que a confiança no trabalho de Cris Araújo vem de uma sintonia, entre elas, de ideias e convicções sobre a forma de ver e viver a vida e de perceber possibilidades onde a maioria só enxerga lixo. Ela conseguiu imaginar o resultado desse desafio, mas afirma que a artista Cris Araújo sempre surpreende. A parceria estabelecida entre a Vina e a artista, desde 2012, vem trazendo contribuições sempre positivas para a empresa e para os projetos socioambientais realizados com as comunidades do entorno e com outras parcerias: “Essa instalação é muito simbólica por todo o universo de conceitos que ela integra: o consumismo, o afeto, o reaproveitamento, a solidariedade, a empatia. E estamos em um cenário de pandemia mundial! Estabelecer, pela arte, um link entre tudo isso, não é tarefa fácil, mas é desafiador”.

Veja mais fotos aqui

Cris Araújo ficou muito feliz com a exposição da sua obra. Realizar essa instalação, para ela, já tão acostumada a transformar com a sua arte o que poderia ser apenas um monte de resíduos, foi uma oportunidade de reflexão que influenciou nas suas escolhas e no resultado final de cada obra.


Cristina Araújo

“Aceitei o desafio da Cláudia e tive muita liberdade para criar. Eram 300 sacolas, entre outros materiais. Foram usadas 150 sacolas na instalação PAN-DE-MIRA. E eu já tenho planos para as outras 150…”


Arte em Movimento

Muitos de nós só veremos essa instalação pelas imagens aqui expostas. Mas está nos planos do Departamento Socioambiental que a PAN-DE-MIRA ainda possa circular por outros espaços, especialmente em locais em que ela fará muito sentido: na sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH – COOPEMAR, nas escolas públicas e nas comunidades do entorno da Vina.

Ninguém sai igual de uma experiência transformadora, nem o artista nem o seu público.

Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Design Gráfico: Lika Prates

Texto e revisão: Élida Murta

Fotos: Banco de imagens Vina e Cris Araújo e Élida Murta