DESEMBRULHE COM CARINHO 2019

17 de dezembro de 2019

Todo mundo, sem exceção, adora ganhar um presente!

No Natal, então, ganhar e oferecer presentes é uma tradição entre as pessoas, pelo menos entre nós que vivemos na parte ocidental e capitalista do Planeta. O Natal é uma festa que tem sua beleza, sua emoção, suas histórias, mas o valor simbólico da festa, pela tradição cristã já consolidada, envolve a troca de presentes e a celebração de um nascimento. É o sentido de renovação da vida que o Natal celebra todos os anos.

Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma… Essa é uma verdade e uma lição bem antiga. Mas a natureza humana é criativa e é capaz de criar e transformar quase tudo! Estamos vivendo num tempo em que o desperdício precisa ser reavaliado e a reutilização e o reaproveitamento de materiais devem ser promovidos como hábitos cotidianos. Por isso, estamos aqui, mais uma vez, em mais um Natal, convidando você a participar da nossa campanha

 

DESEMBRULHE COM CARINHO 2019

Desde 2010 a campanha é realizada pelo Departamento Socioambiental da VINA e o nível de reaproveitamento do material coletado tem superado as nossas expectativas a cada ano. Parte do que coletamos é sempre destinado à COOPEMAR  –  Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte que integra a nossa rede de Coleta Seletiva. Mas a parte mais bonita do Desembrulhe com Carinho é ver tanto papel colorido, as fitas de todos os tipos e as embalagens diversas se transformarem em peças de arte nas mãos dos artistas da sucata de Belo Horizonte. Cada embalagem reaproveitada pode ser transformada em objetos diversos, como bijouterias, flores, vasos, capas de cadernos e de agendas, caixinhas de todos os tamanhos, e em uma infinidade de peças que o talento e a imaginação desses artistas possam criar. Além de beleza e utilidade, esse trabalho gera também renda para artistas, coletivos, associações e cooperativas de catadores.

A campanha sempre envolve a equipe interna da VINA e também a nossa REDE de parceiros. Na sede da empresa, temos belos exemplos de peças criadas a partir desse reaproveitamento também.

Com parte dos papéis de presente coletados em 2018, foi criado um lindo painel que vem decorando nossos eventos e a nossa área de convivência.

Criação: Cristina Araújo

Outro exemplo é o vaso de flores, que alegra  o ambiente da empresa.

Criação: Cristina Araújo

Nosso desejo é que a campanha possa provocar reflexões importantes que passam pelo consumismo desenfreado, pelos excessos das festas, pelo desperdício em todos os sentidos, pela exposição da desigualdade social que a festa de Natal também provoca, enfim, refletir sobre o sentido da festa, o sentido do presente, o sentido de cuidar para que cada gesto de afeto, que vem embrulhado com o presente que a gente oferece ou ganha, não seja desperdiçado.


Assim, a campanha DESEMBRULHE COM CARINHO convoca a sua participação e envolvimento.  
Participe! Divulgue! Convide a sua família, os vizinhos e os amigos para participar!

Não vamos desperdiçar tantas embalagens bonitas e tantas fitas coloridas que envolveram os nossos presentes de Natal.

Desembrulhe os seus presentes com o mesmo carinho com que você os recebe. 

Separe as embalagens com cuidado, pois, em nossa campanha, elas simbolizam consciência social e ambiental e são matéria de transformação.


 

 

Embrulho >>> desembrulho >>> reaproveito >>> transformo

Você pode levar suas embalagens até uma Coleta Seletiva mais próxima da sua casa ou do trabalho.

Você pode entregar, também, diretamente para os catadores da sua região ou entrar em contato com o Departamento Socioambiental da VINA.


Faça contato: vinasocial@gmail.com  ou ligue 31 9633-7645

Clique aqui para ver os posts dos anos anteriores

>>>> Embalagens coloridas merecem um bom destino >>> nas mãos dos artistas elas são transformadas >>>> promovem uma rede criativa >>>> viram novos e originais objetos de arte >>>> geram trabalho >>>> geram renda >>>> promovem alegria >>>>