Vai para o lixo ou não vai?

30 de outubro de 2019

Essa é uma pergunta que pode estar saindo de moda. No mundo do século 21, neste ano de 2019, a consciência ambiental, embora tenha se ampliado, não é ainda suficiente para mobilizar todas as pessoas e provocar ações positivas no sentido de que “não existe fora” para jogar tanto lixo produzido diariamente em todo o nosso planeta. Cientistas, pesquisadores, ambientalistas, engenheiros e ativistas vêm se dedicando para criar soluções e promover uma mudança radical no comportamento extremamente consumista de uma sociedade que se mostra irresponsável diante da produção excessiva de resíduos e das dificuldades para o seu descarte.

A tomada de consciência, que vem se ampliando em relação aos modos de produção, ao consumo exagerado e ao lixo que essa relação provoca, passa necessariamente pelos muitos “Rs”, que já conhecemos: Repensar (Refletir), Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reintegrar, Responsabilizar-se… Enfim, são verbos de ação que poderiam ser sintetizados em uma única palavra: REEDUCAR ou, mais ainda, REEDUCAR-SE diante da urgência de preservar, proteger e recuperar o nosso ambiente inteiro.

Pessoas em todo o mundo se preocupam e agem diariamente no sentido de encontrar soluções eficazes para resolver tantos problemas ambientais. Empresas investem em tecnologias limpas e em processos de produção que contribuam para reduzir etapas, evitar desperdícios, diminuir resíduos, evitar contaminações e participar de um movimento que leve ao reaproveitamento máximo de recursos energéticos e das matérias produzidas. Embora todo esse esforço exista, a destruição do meio ambiente avança e milhões de pessoas ainda não deram nem o primeiro passo na direção do primeiro ‘R’: Repensar ou Refletir sobre suas atitudes diárias.

Assim, com todas essas questões ambientais graves e urgentes, poderíamos começar nos perguntando, seja em casa ou no ambiente de trabalho, diante de uma lixeira: qual será o melhor destino para este material?

Ao pensar no descarte correto, devemos analisar antes o tipo de material e em que categoria de coleta seletiva ele se encaixaria. Vale sempre lembrar a diversidade do nosso lixo contemporâneo: plástico, papel, vidro, metal, orgânico, inorgânico, doméstico, comum, hospitalar, urbano, eletroeletrônico, reciclável, tóxico, radioativo…

Vale considerar ações eficazes voltadas para a redução do lixo: triagem, coleta seletiva, reciclagem, usinas de processamento, compostagem, coprocessamento, biodigestores, entre tantos outras.


 

REPARAR, REAPROVEITAR, REUTILIZAR 

Em uma postagem anterior, exploramos o tema do desperdício e também destacamos a forma como a VINA e seu Departamento Socioambiental vêm praticando os princípios da corresponsabilidade social e ambiental por meio de ações e processos educativos que envolvem a sua equipe interna e a comunidade do seu entorno. Por toda a empresa, a prática da reutilização, do reaproveitamento e da reciclagem de materiais diversos está diante dos nossos olhos: mobiliário, objetos utilitários, objetos de decoração e de sinalização fazem parte do cotidiano da empresa, dentro e fora da sua sede, localizada na Região do Barreiro, em Belo Horizonte (MG).

O descarte inteligente, a redução do desperdício e a reutilização de materiais fazem parte de um processo permanente de educação ambiental. A corresponsabilidade é difundida e estimulada e a equipe interna da VINA vem se mostrando cada vez mais consciente em relação às questões ambientais contemporâneas. Recentemente, um evento interno importante mobilizou toda a empresa em torno de ideias e propostas positivas voltadas para valorizar as relações e o ambiente de trabalho. O whorkshop Ambiente Legal foi mais um passo importante dado pela VINA no seu processo de contribuir para reduzir os danos socioambientais da vida moderna.

Projeto “Vale a Pena Usar de Novo”: obra de arte criada com reutilização de resíduos da obra da Sede da Vina.

Os conceitos de economia de materiais, de redução de resíduos e de reutilização e reaproveitamento foram muito bem utilizados pela Equipe Vermelha, que teve sua proposta de substituir o uso de papel toalha nos banheiros e no refeitório da empresa pelo secador de mãos aprovada pela maioria dos participantes do Ambiente Legal. A proposta está sendo aprimorada para ser implantada na VINA em 2020. Além da substituição da toalha de papel, a Equipe sugeriu mais uma opção de reaproveitamento do tecido dos uniformes da empresa que são triados e encaminhados para o descarte inteligente: produzir ‘jogos americanos’ e suporte de mão para serem utilizados no refeitório coletivo.

Peça piloto do Jogo Americano elaborado pela Equipe Vermelha – AMBIENTE LEGAL

Considerando que o reaproveitamento industrial de resíduos têxteis é um processo complexo e que, na VINA, o reaproveitamento criativo de uniformes descartados já vem sendo praticado há um bom tempo, a criação desses jogos americanos vem completar a proposta de reutilização econômica apresentada, destacando ainda que a sua produção incluirá a utilização de mão de obra da comunidade local com geração de renda!

          

O Departamento Socioambiental da VINA sempre esteve atento e consciente da importância do reaproveitamento de materiais no processamento e no descarte de resíduos da própria empresa e de seus parceiros. Especificamente, o reaproveitamento dos uniformes da empresa – que segue as recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o seu descarte correto – tem gerado uma infinidade de peças utilizadas como material de divulgação e de sensibilização, além de peças decorativas e utilitárias. Os tecidos dos uniformes já foram reaproveitados em capas de agendas e de cadernos, bolsas, pastas, mochilas, etc., e também no mobiliário dos escritórios como capas de cadeiras, e, nos eventos internos, como toalhas de mesa, aventais, figurinos, painéis decorativos, entre outras possibilidades. Todo o processo de desenvolvimento e de produção dessas peças é feito em parceria com artistas e designers e, sempre que possível, utilizando a mão de obra de artesãos e cooperativas locais para gerar renda e sensibilizar a comunidade sobre as questões ambientais que afetam a todos.

Reutilização de uniformes da Vina e tambores de óleo transformados em poltronas para o Espaço de Convivência da empresa.
Veja aqui uma seleção de peças criadas com os uniformes da VINA.

 

 

 

“A reutilização das sobras de tecido para a confecção de produtos e roupas é o processo mais artesanal de reciclagem. Além de ser nossa paixão e atividade, aqui no Banco de Tecido, acaba sendo uma alternativa inteligente que amplia a vida útil dos tecidos produzidos, modifica e incentiva os diferentes processos criativos para a reutilização destes tecidos, reduz o impacto ambiental por evitar novas produções de tecido desnecessárias e auxilia na manutenção de uma rede de pessoas que pensam e vivem buscando alternativas melhores e mais sustentáveis para o seu negócio!”  Lu Bueno (Banco de Tecido)

       

Quer conhecer um pouco mais sobre a reutilização e a reciclagem de tecidos?

Clique aqui.


Materiais de Divulgação do Departamento Socioambiental criados a partir de reutilização: Tetra Pack, carretel de linha, lacre de obra, papelão, câmera de ar, uniformes, cortina e papel rascunho.

A reutilização de materiais propõe prolongar a sua vida útil e garantir que o seu descarte final só aconteça quando não houver opção. A grande maioria dos materiais reutilizados pode ainda ser encaminhada para a etapa da reciclagem, em processos de transformação que têm avançado muito com o suporte da tecnologia e da ampliação da consciência de pessoas e organizações para os perigos do esgotamento de recursos naturais e das ameaças que a poluição e destruição ambiental significam para o futuro próximo do nosso planeta. Incorporar todos os conceitos positivos atualmente propostos tem que ser uma meta coletiva, local e global, para que uma mudança radical de atitude realmente aconteça. É um esforço que envolve mudanças de comportamento, de valores e de realidades, permeadas por questões políticas, econômicas e sociais muito complexas.

A urgência dessas questões pede nossa reflexão. Vamos refletir juntos, vamos repensar nossas atitudes cotidianas, e vamos agir coletivamente. A cooperação nos indica um caminho bom que é o de reaproveitar boas ideias e iniciativas de reutilização de materiais e objetos, seja em casa, no trabalho, no bairro ou na cidade.

Podemos, por exemplo, começar a recusar produtos fabricados por empresas que não respeitam a natureza ou prejudicam o meio ambiente. Podemos ajudar a divulgar as boas práticas ambientais, sejam locais, regionais ou mundiais.

Podemos também pesquisar e descobrir movimentos incríveis que não param de trabalhar com ideias e conceitos transformadores como ecodesign, upcycling, compostagem, biocombustível

Pesquise, informe-se, procure pelas boas novas.

Você vai se surpreender diante de tantas possibilidades para começar, pra valer, as suas pequenas e grandes transformações!

SE LIGA!


Ficha Técnica deste post
Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa
Redação e revisão: Élida Murta
Design Gráfico: Lika Prates
Fotos: Banco de imagens Vina